Pular para o conteúdo principal

A biblioteca da Escola Estadual Onélia Campelo.

Em uma visita à biblioteca da Escola percebi que lá tem vários livros importantes tanto para a formação dos estudantes quanto dos professores. Existe um vasto material a começar pela mapoteca, onde tem vários mapas históricos, geográficos e de ciências e dá pra planejar aulas interessantes sobre a formação da língua de acordo com seu desenvolvimento histórico no Brasil, ou estudar as diferenças regionais da língua com base na geografia, é claro que tudo isso depende dos planejamentos do professor (refiro-me aqui à todos os professores).
Também há uma videoteca na Escola, mas não sei onde fica o local para exibir estes vídeos, acredito que seja no auditório, mas procurarei me certificar se lá tem a estrutura para usar este material.

Mas o que mais me chamou a atenção foram os livros sobre a África, já que o material realmente proposto na Base Curricular Comum chegam as Escolas, e ao me perguntar se este material é sempre lúdico, como livros que encontrei na biblioteca, ou se há um material mais histórico, o encontro numa das prateleiras: História Geral da África. Além disso também me pergunto se este material é escrito por africanos, que demonstraria um conhecimento mais acertado sobre as suas regiões e história. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando o Ditongo.

Hoje acompanhamos à aula do professor Ricardo, na turma em que estabelecemos vínculo que é o 9ºD e observamos à aula de hoje que o tema foi ditongo, onde foi ensinado as vogais e semivogais para a partir destas sabermos o quando é ditongo crescente ou decrescente. Falo nós sabermos pois todas as aulas que assisto eu rememoro conteúdos adormecidos que em outras situações não tenho oportunidade de relembrar. É claro que o barulho em sala impera, mas a participação dos estudantes também, quando são questionados sobre o tema Ditongo estão prontos para responder, com erros e acertos todo mundo responde. Seguindo à aula Ricardo retoma o trabalho em grupo que terá entrega para sexta-feira, o tão esperado trabalho do "jornal". Nós do PIBID nos reunimos com nossos respectivos grupos para saber do andamento do trabalho e para minha surpresa estava tudo basicamente pronto, ou seja, tudo definido em relação aos papeis que seriam desempenhados- reporters, camera, roteirista, entrevist...

Na Escola- primeiro dia.

No dia 3 de setembro fomos à escola, que se situa em um bairro periférico (sentido geográfico e social) de Maceió. A escola, em sua estrutura física, conta com primeiro andar com salas de aulas e amplo espaço de convivência no térreo, além de mais salas de aula, cantina, biblioteca, auditório. Após o primeiro portão existe um bicicletário, o que é importantíssimo pra quem usa a bicicleta como meio de transporte para ir á escola ou à qualquer outro lugar, pois é mais prático saber onde exatamente vai pender a sua bike. Além do fato de ter um lugar correto de estacionar implicar na cobertura por qualquer dano eventual à bike. Na escola foi afixado um cartaz de informação sobre o resultado das eleições para o Grêmio estudantil que também nos remete à valorização do estudante tanto para o processo de construção política da escola quanto para sua formação política pessoal. Em sala de aula formos apresentado à turma pelo nosso supervisor e professor da matéria Língua Portuguesa,...