Pular para o conteúdo principal

Notícia do dia!

Hoje a sala de aula tá mais cheia, contei 23 alunos. Alguns usam o celular, outros conversam, outros parecem que estão cansados ou pensativos, todo começo de aula é um pouco assim, mas o professor anuncia o início da aula falando que todos farão um trabalho individual que deve ser entregue. O tema é livre, mas retoma o assunto trabalhado na aula anterior e ao final, alguns lerão o que escreveram para toda a turma.
O aluno Mateus, o mesmo que leu bastante em outra aula e até gostaria de ler mais, começa a sua leitura tal como o professor solicitou: em pé na frente de toda a sala. No decorrer da aula o professor pontua o que é notícia e que os alunos devem ter foco nisso ao escreverem.

O aluno lê com esforço pra se sair bem, e a notícia é bem elaborada e imaginativa. Depois duas garotas também vão á frente da sala para lerem suas produções, a primeira leu baixinho e isso fez com que a turma fizesse total silêncio para ouvi-la. E eu até ando me perguntando porque nós mulheres geralmente lemos tão baixo. A segunda aluna lê bem, mas a sua notícia é muito bem construída, pautada nos conceitos que o professor ensinou na aula anterior: notícia, artigo, manchete. Abaixo são as imagens do material utilizado em aula.
As aulas estão seguindo um propósito maior que é a construção do jornal que será apresentado em breve e que postarei aqui no Blog. Acompanhem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Bimestral.

  Semana de provas na Escola Onélia Campelo e assim que eu cheguei fui informada que era só assinar e ir embora, pois o professor de Língua Portuguesa hoje assumira a turma do terceiro ano do Ensino Médio. É claro que aproveitei este momento pra conversar com alguns estudantes acerca da avaliação bimestral que fizeram na segunda-feira.  Assim que vi Leonardo -um estudante que aparentemente está por dentro dos assuntos e que participa das aulas- fui perguntar o que ele achou da prova, se estava confiante, se havia ido bem nesta avaliação e pra minha surpresa ouvi: "não gostei da prova, estava difícil, mas eu também não estudei e nem acompanhei o cronograma das avaliações. Não gostei da prova!" Disse à ele que era assim mesmo, mas que ele precisava ficar por dentro dos assuntos e datas e que na entrada da escola havia o cronograma de provas. Após isto encontro João e Marciel.  Sobre a prova ambos falaram que estava difícil. Mas João disse que não ligava, pois já ...

Trabalho em equipe.

No dia 26 de setembro acompanhei nova aula do professor Ricardo. A aula começa as 13h, quando toca a sirene e todos se dirigem as suas salas. Já na sala de aula o professor Ricardo apresenta o trabalho que será desenvolvido pela turma em equipe. O trabalho é um jornal falado, tal como ele o chama: o jornal terá um nome escolhido por cada equipe e tem a finalidade de levantar os problemas e situações que ocorrem dentro da escola e repensá-los, tais como segurança, limpeza, grêmio... Depois de dividir a turma em equipes cada um de nós do PIBID ajudou uma dessas equipes e a que eu fiquei seguimos pensando no que seria o jornal falado, definimos que vai assumir cada papel pra que isso aconteça, tais como redator, locutor, sonoplasta. Refletimos acerca da pauta- assuntos relacionados à escola. E o tema que mais rendou foi a Segurança na Escola, ou a falta desta segurança. Quando a aula acabou eu pensei em pesquisar acerca da segurança como um tema filosófico e como poderia ajud...

Reunião.

A reunião do dia 12 de setembro foi norteada pela formação teórica que foi dividida em três momentos: momento exploratório, conceito de letramento, língua. Nesta formação houve indicação do filme A Missão- chegada dos Jesuítas à América do Sul- e de leitura de Wiliam Cereja, que trata sobre  o livro didático na perspectiva do uso da língua como prática situada, ou seja letramento e sua diferença frente a alfabetização. Inclusive a professora e coordenadora Andrea pontuou que a língua não é abstrata e sim situada. Foi adiantado que a próxima reunião será acerca da etnografia e tecnologia como concepções de trabalho em sala de aula.