Pular para o conteúdo principal

Reunião.

A reunião do dia 12 de setembro foi norteada pela formação teórica que foi dividida em três momentos: momento exploratório, conceito de letramento, língua.

Nesta formação houve indicação do filme A Missão- chegada dos Jesuítas à América do Sul- e de leitura de Wiliam Cereja, que trata sobre  o livro didático na perspectiva do uso da língua como prática situada, ou seja letramento e sua diferença frente a alfabetização. Inclusive a professora e coordenadora Andrea pontuou que a língua não é abstrata e sim situada.

Foi adiantado que a próxima reunião será acerca da etnografia e tecnologia como concepções de trabalho em sala de aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando o Ditongo.

Hoje acompanhamos à aula do professor Ricardo, na turma em que estabelecemos vínculo que é o 9ºD e observamos à aula de hoje que o tema foi ditongo, onde foi ensinado as vogais e semivogais para a partir destas sabermos o quando é ditongo crescente ou decrescente. Falo nós sabermos pois todas as aulas que assisto eu rememoro conteúdos adormecidos que em outras situações não tenho oportunidade de relembrar. É claro que o barulho em sala impera, mas a participação dos estudantes também, quando são questionados sobre o tema Ditongo estão prontos para responder, com erros e acertos todo mundo responde. Seguindo à aula Ricardo retoma o trabalho em grupo que terá entrega para sexta-feira, o tão esperado trabalho do "jornal". Nós do PIBID nos reunimos com nossos respectivos grupos para saber do andamento do trabalho e para minha surpresa estava tudo basicamente pronto, ou seja, tudo definido em relação aos papeis que seriam desempenhados- reporters, camera, roteirista, entrevist...

Prova Bimestral.

  Semana de provas na Escola Onélia Campelo e assim que eu cheguei fui informada que era só assinar e ir embora, pois o professor de Língua Portuguesa hoje assumira a turma do terceiro ano do Ensino Médio. É claro que aproveitei este momento pra conversar com alguns estudantes acerca da avaliação bimestral que fizeram na segunda-feira.  Assim que vi Leonardo -um estudante que aparentemente está por dentro dos assuntos e que participa das aulas- fui perguntar o que ele achou da prova, se estava confiante, se havia ido bem nesta avaliação e pra minha surpresa ouvi: "não gostei da prova, estava difícil, mas eu também não estudei e nem acompanhei o cronograma das avaliações. Não gostei da prova!" Disse à ele que era assim mesmo, mas que ele precisava ficar por dentro dos assuntos e datas e que na entrada da escola havia o cronograma de provas. Após isto encontro João e Marciel.  Sobre a prova ambos falaram que estava difícil. Mas João disse que não ligava, pois já ...

Trabalho em equipe.

No dia 26 de setembro acompanhei nova aula do professor Ricardo. A aula começa as 13h, quando toca a sirene e todos se dirigem as suas salas. Já na sala de aula o professor Ricardo apresenta o trabalho que será desenvolvido pela turma em equipe. O trabalho é um jornal falado, tal como ele o chama: o jornal terá um nome escolhido por cada equipe e tem a finalidade de levantar os problemas e situações que ocorrem dentro da escola e repensá-los, tais como segurança, limpeza, grêmio... Depois de dividir a turma em equipes cada um de nós do PIBID ajudou uma dessas equipes e a que eu fiquei seguimos pensando no que seria o jornal falado, definimos que vai assumir cada papel pra que isso aconteça, tais como redator, locutor, sonoplasta. Refletimos acerca da pauta- assuntos relacionados à escola. E o tema que mais rendou foi a Segurança na Escola, ou a falta desta segurança. Quando a aula acabou eu pensei em pesquisar acerca da segurança como um tema filosófico e como poderia ajud...