Pular para o conteúdo principal

A aula da quarta.


A aula da última quarta-feira foi bem simples. Houveram informes para os estudantes acerca das avaliações futuras, ou melhor, as recuperações que ocorrerão durante a aula. E ao que entendi os alunos que ficarão em recuperação irão perder um conteúdo de aula e certamente encontrarão dificuldades de concentração em suas avaliações. Eu não conheço bem a dinâmica da Escola ainda, mas em breve saberei os motivos de a avaliação não ocorrer em outro momento.
Seguindo a aula o professor Ricardo apresentou um questionário que preparou pensando em nós do PIBID, e neste questionário existem perguntas acerca dos horários, pontualidade, assiduidade, a preferência sobre algumas matérias e qual a importância das mesmas. Este questionário, que será respondido pelos estudantes, servirá para nós do projeto termos uma melhor percepção do perfil da turma e antes deste ser aplicado ele será revisado por nós do PIBID. O que foi uma ideia interessante por parte do professor Ricardo.
A turma também apresentou à nós um vídeo feio com base em um retrato acerca do Rio de Janeiro a partir da poesia "O Rio não merece" de Antônio João da Silva. Um vídeo bastante interessante sobre o cotidiano violento da cidade do Rio e que fizeram os estudantes refletirem também a sua realidade na cidade de Maceió.
A simplicidade da aula não foi gratuita, haviam dois motivos: a conclusão dos conteúdos do 3º bimestre e um projeto que estava acontecendo na escola que envolvia todos os estudantes tanto como participantes de atividades quanto como espectadores das apresentações. Mesmo assim foi dado início ao conteúdo do 4º bimestre- formação das palavras (prefixo, radical e sufixo).
A maneira de ministrar a aula foi bastante didática, envolvendo a turma através de perguntas sobre quais palavras seriam formadas usando o sufixo para o radical que ele escreveu no quadro e depois sobre o prefixo. A turma detinha um bom domínio do conteúdo e ver a aula foi interessante, pois pude rememorar a formação de palavras. Houve também anotações como “Todo adverbio terminado em mente é formado a partir de um adjetivo” e isso nem eu lembrava. Porém deu o horário de todos irem participar do evento educativo que envolve toda a Escola... E a aula continua na próxima sexta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando o Ditongo.

Hoje acompanhamos à aula do professor Ricardo, na turma em que estabelecemos vínculo que é o 9ºD e observamos à aula de hoje que o tema foi ditongo, onde foi ensinado as vogais e semivogais para a partir destas sabermos o quando é ditongo crescente ou decrescente. Falo nós sabermos pois todas as aulas que assisto eu rememoro conteúdos adormecidos que em outras situações não tenho oportunidade de relembrar. É claro que o barulho em sala impera, mas a participação dos estudantes também, quando são questionados sobre o tema Ditongo estão prontos para responder, com erros e acertos todo mundo responde. Seguindo à aula Ricardo retoma o trabalho em grupo que terá entrega para sexta-feira, o tão esperado trabalho do "jornal". Nós do PIBID nos reunimos com nossos respectivos grupos para saber do andamento do trabalho e para minha surpresa estava tudo basicamente pronto, ou seja, tudo definido em relação aos papeis que seriam desempenhados- reporters, camera, roteirista, entrevist...

Prova Bimestral.

  Semana de provas na Escola Onélia Campelo e assim que eu cheguei fui informada que era só assinar e ir embora, pois o professor de Língua Portuguesa hoje assumira a turma do terceiro ano do Ensino Médio. É claro que aproveitei este momento pra conversar com alguns estudantes acerca da avaliação bimestral que fizeram na segunda-feira.  Assim que vi Leonardo -um estudante que aparentemente está por dentro dos assuntos e que participa das aulas- fui perguntar o que ele achou da prova, se estava confiante, se havia ido bem nesta avaliação e pra minha surpresa ouvi: "não gostei da prova, estava difícil, mas eu também não estudei e nem acompanhei o cronograma das avaliações. Não gostei da prova!" Disse à ele que era assim mesmo, mas que ele precisava ficar por dentro dos assuntos e datas e que na entrada da escola havia o cronograma de provas. Após isto encontro João e Marciel.  Sobre a prova ambos falaram que estava difícil. Mas João disse que não ligava, pois já ...

Trabalho em equipe.

No dia 26 de setembro acompanhei nova aula do professor Ricardo. A aula começa as 13h, quando toca a sirene e todos se dirigem as suas salas. Já na sala de aula o professor Ricardo apresenta o trabalho que será desenvolvido pela turma em equipe. O trabalho é um jornal falado, tal como ele o chama: o jornal terá um nome escolhido por cada equipe e tem a finalidade de levantar os problemas e situações que ocorrem dentro da escola e repensá-los, tais como segurança, limpeza, grêmio... Depois de dividir a turma em equipes cada um de nós do PIBID ajudou uma dessas equipes e a que eu fiquei seguimos pensando no que seria o jornal falado, definimos que vai assumir cada papel pra que isso aconteça, tais como redator, locutor, sonoplasta. Refletimos acerca da pauta- assuntos relacionados à escola. E o tema que mais rendou foi a Segurança na Escola, ou a falta desta segurança. Quando a aula acabou eu pensei em pesquisar acerca da segurança como um tema filosófico e como poderia ajud...