
A meninas da turma desenvolvem bem a leitura, mas
notei que há uma certa timidez, pois elas leem bem mais baixinho do que os
garotos- o que me fez pensar sobre a relação da mulher com o ambiente público(escola)
como possibilidade de futuros projetos com esta turma.
Em toda turma tem sempre aqueles que ficam conversando durante a aula e neste momento de leitura não foi diferente. Até aquele aluno supostamente mais desinteressado ler continuamente e com segurança, pois ler em voz alta, para mais gente não é algo tão fácil.
Ao final da leitura existe uma atividade de reflexão sobre o tema e os estudantes falam o que entendem de Bullying, se já sofreram ou conhece alguém que já passaram por isso. E também fizeram o exercício de interpretação textual.

Ao final da aula pedi um momento
para conversar com os garotos da turma que compõem a equipe que tratará sobre
segurança e a água na escola, já que eles foram liberados mais cedo. E o tema
segurança também me remete aos meus saberes, pois me indago se sei o que é segurança,
quais as relações entre segurança e violência, quais tipos de violência
existem. E pensando nisso levei para eles parte do texto sobre a unidade
temática Violência, que consta no livro Temas de Filosofia, de Maria Lúcia de
Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. E pedi para que o grupo pensasse
sobre os tipos de violência, guerra, justiça e que escrevessem sobre caso se
sintam à vontade. Tudo isso com a intenção de que eles e eu ultrapassemos à
barreira do que acreditamos supostamente saber com base no que vemos e alcançar
aquilo que está velado.
¹ Para saber mais sobre acesse https://www.todamateria.com.br/bullying/
Comentários
Postar um comentário