Pular para o conteúdo principal

Leitura e reflexão.


Inicia-se a aula desta sexta com leitura compartilhada entre os alunos de uma reportagem sobre Bullying¹, tema importante para reflexão no ambiente escolar. Todos os alunos e alunas leem bem, tiveram até aqueles que gostariam de continuar a leitura, porém tiveram de dar à vez aos outros colegas de turma.
A meninas da turma desenvolvem bem a leitura, mas notei que há uma certa timidez, pois elas leem bem mais baixinho do que os garotos- o que me fez pensar sobre a relação da mulher com o ambiente público(escola) como possibilidade de futuros projetos com esta turma.

Em toda turma tem sempre aqueles que ficam conversando durante a aula e neste momento de leitura não foi diferente. Até aquele aluno supostamente mais desinteressado ler continuamente e com segurança, pois ler em voz alta, para mais gente não é algo tão fácil. 
Ao final da leitura existe uma atividade de reflexão sobre o tema e os estudantes falam o que entendem de Bullying, se já sofreram ou conhece alguém que já passaram por isso. E também fizeram o exercício de interpretação textual.

Ao continuar a aula o professor Ricardo explana sobre as diferenças entre reportagem, nota, pauta, pontuando os conceitos e citando exemplos. E até eu aprendi a diferença entre notícia(é um relato integral de um fato) e reportagem(é um relato ampliado- mais detalhado). Realmente aprendemos a todo momento.
Ao final da aula pedi um momento para conversar com os garotos da turma que compõem a equipe que tratará sobre segurança e a água na escola, já que eles foram liberados mais cedo. E o tema segurança também me remete aos meus saberes, pois me indago se sei o que é segurança, quais as relações entre segurança e violência, quais tipos de violência existem. E pensando nisso levei para eles parte do texto sobre a unidade temática Violência, que consta no livro Temas de Filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. E pedi para que o grupo pensasse sobre os tipos de violência, guerra, justiça e que escrevessem sobre caso se sintam à vontade. Tudo isso com a intenção de que eles e eu ultrapassemos à barreira do que acreditamos supostamente saber com base no que vemos e alcançar aquilo que está velado.

 ¹ Para saber mais sobre acesse https://www.todamateria.com.br/bullying/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando o Ditongo.

Hoje acompanhamos à aula do professor Ricardo, na turma em que estabelecemos vínculo que é o 9ºD e observamos à aula de hoje que o tema foi ditongo, onde foi ensinado as vogais e semivogais para a partir destas sabermos o quando é ditongo crescente ou decrescente. Falo nós sabermos pois todas as aulas que assisto eu rememoro conteúdos adormecidos que em outras situações não tenho oportunidade de relembrar. É claro que o barulho em sala impera, mas a participação dos estudantes também, quando são questionados sobre o tema Ditongo estão prontos para responder, com erros e acertos todo mundo responde. Seguindo à aula Ricardo retoma o trabalho em grupo que terá entrega para sexta-feira, o tão esperado trabalho do "jornal". Nós do PIBID nos reunimos com nossos respectivos grupos para saber do andamento do trabalho e para minha surpresa estava tudo basicamente pronto, ou seja, tudo definido em relação aos papeis que seriam desempenhados- reporters, camera, roteirista, entrevist...

Prova Bimestral.

  Semana de provas na Escola Onélia Campelo e assim que eu cheguei fui informada que era só assinar e ir embora, pois o professor de Língua Portuguesa hoje assumira a turma do terceiro ano do Ensino Médio. É claro que aproveitei este momento pra conversar com alguns estudantes acerca da avaliação bimestral que fizeram na segunda-feira.  Assim que vi Leonardo -um estudante que aparentemente está por dentro dos assuntos e que participa das aulas- fui perguntar o que ele achou da prova, se estava confiante, se havia ido bem nesta avaliação e pra minha surpresa ouvi: "não gostei da prova, estava difícil, mas eu também não estudei e nem acompanhei o cronograma das avaliações. Não gostei da prova!" Disse à ele que era assim mesmo, mas que ele precisava ficar por dentro dos assuntos e datas e que na entrada da escola havia o cronograma de provas. Após isto encontro João e Marciel.  Sobre a prova ambos falaram que estava difícil. Mas João disse que não ligava, pois já ...

Trabalho em equipe.

No dia 26 de setembro acompanhei nova aula do professor Ricardo. A aula começa as 13h, quando toca a sirene e todos se dirigem as suas salas. Já na sala de aula o professor Ricardo apresenta o trabalho que será desenvolvido pela turma em equipe. O trabalho é um jornal falado, tal como ele o chama: o jornal terá um nome escolhido por cada equipe e tem a finalidade de levantar os problemas e situações que ocorrem dentro da escola e repensá-los, tais como segurança, limpeza, grêmio... Depois de dividir a turma em equipes cada um de nós do PIBID ajudou uma dessas equipes e a que eu fiquei seguimos pensando no que seria o jornal falado, definimos que vai assumir cada papel pra que isso aconteça, tais como redator, locutor, sonoplasta. Refletimos acerca da pauta- assuntos relacionados à escola. E o tema que mais rendou foi a Segurança na Escola, ou a falta desta segurança. Quando a aula acabou eu pensei em pesquisar acerca da segurança como um tema filosófico e como poderia ajud...