Pular para o conteúdo principal

O Jornal.

Hoje é o dia de apresentar o vídeo que foi desenvolvido ao longo do mês. Este vídeo é o produto final do trabalho de construção de um jornal.

O primeiro grupo à mostrar a sua reportagem foi o grupo dos estudantes Matheus, Luiz, Micael, David, Paulo e Leonardo. Esta primeira reportagem teve o professor de Educação Física Agnaldo como entrevistado, o mesmo discorreu sobre os jogos e a importância da participação dos estudantes nesta atividade. O segundo entrevistado foi o vice presidente do Grêmio, e teve a oportunidade de falar sobre os projetos do grêmio e explicar qual o seu papel, acrescentando que existe um vínculo com a Secretaria de Educação.


O segundo grupo apresentou o "Onélia Cidadão", onde a estudante Larissa Vitória entrevistou alguns estudantes sobre um problema recorrente na escola: A falta de água. Membros do Grêmio também foram entrevistados e pontuaram mais problemas como à instalação elétrica que é precária, os ventiladores que estão danificados. A Diretora da Escola foi entrevistada e a pauta foi a falta dos professores. A Diretora Edjane pontua que os professores devem repor as aulas que eles faltaram e também falou acerca da presença dos professores em sala e o prejuízo que trás o barulho constante dos estudantes em sala ou dos que estão sem aula. Sobre a segurança a diretora ainda pontua que "O Estado criou a vigilância noturna e colocou as cameras para identificar pessoas desautorizadas de permanecerem na Escola"

O Professor Ricardo exibiu o trabalho de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio para servir de comparação em relação à criatividade dos estudantes, que são de Ensino Fundamental e não deixou à desejar. Exibiu o Plantão Vomitando Notícias que à exemplo de jornais globais produziu a pauta "O Onélia que eu quero!" onde estudantes gravaram vídeos falando dos problemas e possíveis melhorias na Escola.



A falta de ventiladores é uma pauta importante para várias turmas, o calor realmente é insuportável e prejudica a atenção de todos em sala. Inclusive o auditório está quente de forma extrema e é este o local que estamos assistindo o trabalho da turma. O auditório tem isolamento nas janelas o que impede de serem abertas, pois o mesmo tem quatro condicionadores de ar, mas apenas dois funcionam de forma precária, ou seja, não cumprem sua função de gelar minimamente o espaço.

Seguindo as apresentações o terceiro grupo "Onelia News" é apresentado. Entrevistam o Coordenador Leonardo acerca da manutenção da limpeza.

Infelizmente o grupo "Alfa" não apresentou o trabalho, este era o grupo que eu estava acompanhando. Justificaram a falta dizendo que o editor do vídeo sumiu...


Achei bastante produtivo o trabalho, pois foram falados temas que interessam realmente. Os estudantes falaram acerca dos desafios de produzirem o trabalho, tal como conseguir pessoas dispostas à serem entrevistadas. Ao final receberam elogios, pois os trabalhos apresentados superaram as expectativas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando o Ditongo.

Hoje acompanhamos à aula do professor Ricardo, na turma em que estabelecemos vínculo que é o 9ºD e observamos à aula de hoje que o tema foi ditongo, onde foi ensinado as vogais e semivogais para a partir destas sabermos o quando é ditongo crescente ou decrescente. Falo nós sabermos pois todas as aulas que assisto eu rememoro conteúdos adormecidos que em outras situações não tenho oportunidade de relembrar. É claro que o barulho em sala impera, mas a participação dos estudantes também, quando são questionados sobre o tema Ditongo estão prontos para responder, com erros e acertos todo mundo responde. Seguindo à aula Ricardo retoma o trabalho em grupo que terá entrega para sexta-feira, o tão esperado trabalho do "jornal". Nós do PIBID nos reunimos com nossos respectivos grupos para saber do andamento do trabalho e para minha surpresa estava tudo basicamente pronto, ou seja, tudo definido em relação aos papeis que seriam desempenhados- reporters, camera, roteirista, entrevist...

Prova Bimestral.

  Semana de provas na Escola Onélia Campelo e assim que eu cheguei fui informada que era só assinar e ir embora, pois o professor de Língua Portuguesa hoje assumira a turma do terceiro ano do Ensino Médio. É claro que aproveitei este momento pra conversar com alguns estudantes acerca da avaliação bimestral que fizeram na segunda-feira.  Assim que vi Leonardo -um estudante que aparentemente está por dentro dos assuntos e que participa das aulas- fui perguntar o que ele achou da prova, se estava confiante, se havia ido bem nesta avaliação e pra minha surpresa ouvi: "não gostei da prova, estava difícil, mas eu também não estudei e nem acompanhei o cronograma das avaliações. Não gostei da prova!" Disse à ele que era assim mesmo, mas que ele precisava ficar por dentro dos assuntos e datas e que na entrada da escola havia o cronograma de provas. Após isto encontro João e Marciel.  Sobre a prova ambos falaram que estava difícil. Mas João disse que não ligava, pois já ...

Trabalho em equipe.

No dia 26 de setembro acompanhei nova aula do professor Ricardo. A aula começa as 13h, quando toca a sirene e todos se dirigem as suas salas. Já na sala de aula o professor Ricardo apresenta o trabalho que será desenvolvido pela turma em equipe. O trabalho é um jornal falado, tal como ele o chama: o jornal terá um nome escolhido por cada equipe e tem a finalidade de levantar os problemas e situações que ocorrem dentro da escola e repensá-los, tais como segurança, limpeza, grêmio... Depois de dividir a turma em equipes cada um de nós do PIBID ajudou uma dessas equipes e a que eu fiquei seguimos pensando no que seria o jornal falado, definimos que vai assumir cada papel pra que isso aconteça, tais como redator, locutor, sonoplasta. Refletimos acerca da pauta- assuntos relacionados à escola. E o tema que mais rendou foi a Segurança na Escola, ou a falta desta segurança. Quando a aula acabou eu pensei em pesquisar acerca da segurança como um tema filosófico e como poderia ajud...